domingo, 20 de setembro de 2009

(a)


13 DE JANEIRO DE 2008, 
17:49

Começo isto hoje, cumprindo uma ideia que já vinha desde há muito e pegando nessa ideia romântica e ingénua de diário da adolescência que mantive ainda durante um ano e que até foi a primeira coisa que escrevi, imberbe e interrompido 1. Não vejo como necessária outra introdução, qualquer prelúdio, prefácio, não vejo. Querida Kitty 2 ou algo. Não.Escrevo aqui e ali e deslindo-me sobre uma folha de papel - sobre uma pantalha assumida folha, talvez que esta me sirva como última expiação, como auto-análise necessária e finalmente sincera, como catarse a frio e a quente à vez, como mostruário de monstros expostos, enfim.

Retomo este diário, relendo o primeiro passo e lendo-o apercebo-me que tenho que escrever mais e ser mais e criar mais e em tudo ser mais e melhor. Escrevo isto agora ao estilo de spontaneous prose como postulava Jack Kerouac.


Suponho que tenha que ser mesmo assim, a tentar exceder-me sempre continuamente e também a desanuviar aquele caminho que Lady Saara - essa outrora minha Ansara - dizia que eu tinha ainda que percorrer: o meu Rumo. Este Rumo.

Acompanho sempre a palavra com o cigarro e com o café e espero no final disto tudo que se tenha extinguido o homem cigarro, este homem cigarro, eu. Procuro disciplina em complemento ao meu próprio bem estar. E hoje não existo, hoje escrevo, hoje compilo-me e digladio-me, como sempre aliás.

Fico sempre assustado com o que me pode acontecer quando saio à noite – parece-me uma roleta russa constante, mas também me agrada o que posso trazer comigo consoante o que encontre. Se certeira é a bala, também o tambor e o cão e tudo será não prescindível, pois contribuíram para a função. Terei que percorrer mais para que mais me aconteça ou manter talvez apenas e como sempre aliás, os sentidos bem despertos e tudo então captar e absorver. 

Adiante avante!

1 Era tão rudimentar, tão puro! Ainda me recordo de o escrever sobre o fundo azul do MSDOS! 
2 Diário de Anne Frank, Anne Frank

Sem comentários:

Enviar um comentário